sábado, 5 de julho de 2008

ENVELHECIMENTO E DEPRESSÃO

O desenvolvimento de qualquer traço de caráter se inicia cedo na vida e começa a se exibir lá pela meia-idade. O melhor método para se assegurar de que você será adaptável na velhice é ser adaptável quando ainda jovem.

Isto foi demonstrado num estudo clássico iniciado 50 anos atrás por George Vaillant, psicólogo de Harward.

Ele reuniu 185 jovens, estudantes de Harward durante a Segunda Guerra Mundial, e acompanhou seus quadros clínicos durante quarenta anos.

Vaillant descobriu que mesmo que alguém parecesse estar com a saúde perfeita, seria provável que morresse cedo se reagisse mal ao estresse, caísse vítima de depressão ou fosse psicologicamente instável.

Dos homens que tinham a melhor saúde apenas dois ficaram doentes crônicos ou morreram aos 53 anos.

Dos homens com pior saúde mental, contudo, 18 - quase dez vezes mais do que no outro grupo - tornaram-se doentes crônicos ou estavam mortos com aquela idade.

Vaillant descobriu que o envelhecimento prematuro – definido como declínio físico irreversível – era retardado pela boa saúde e acelerado pela saúde mental deficiente.

Os anos mais importantes no processo descobriu ele, ficavam entre os 21 e 46 anos, porque este é o período em que a pessoa geralmente consegue – ou não - estabelecer um sentido firme do self, indiretamente aos mais terríveis traumas e abusos que possa ter sofrido na infância.

Uma vez que a semente seja plantada, os resultados do estado da saúde mental mostram-se fisicamente aos 50 anos. Os últimos anos da meia – idade são a década critica chamada com freqüência de “zona perigosa”, porque é quando aparecem os ataques do coração prematuros, a hipertensão arterial e muitos outros tipos de câncer.

Colocando a questão de modo mais geral, Vaillant descobriu que o processo de envelhecimento é aprendido. As pessoas com boa saúde mental ensinam seus corpos a envelhecer bem; pessoas deprimidas, inseguras e infelizes ensinam seus corpos a envelhecer mal.

Embora Vaillant tenha observado que o estresse era encontrado com freqüência naqueles que se tornavam cronicamente doentes e morriam jovens, teve insight de perceber que o estresse não faz as pessoas adoecerem; é desistir da sua capacidade interior de adaptação que faz isso.

A maior ameaça a vida e à saúde é não ter uma motivação para viver.

As crianças exibem uma vitalidade tremenda e vão ao encontro de cada novo dia correndo e com os braços abertos.

Isto é natural para elas e permanecem natural até que aprendam os hábitos e atitudes que obscurecem e toldam a curiosidade espontânea e a admiração inata.

Vaillant foi um dos primeiros pesquisadores a determinar que depressão freqüentemente conduz ao envelhecimento prematuro; à doença crônica e a morte prematura.

Geralmente, na raiz da depressão há uma espécie de entorpecimento emocional; a pessoa se sente que não tem alegria dentro de si porque esta emoção positiva foi bloqueada por lembranças infelizes.

Os traumas antigos ocultam-se dentro dela, e quando novos sentimentos tentam eclodir, são filtrados pelos traumas.

Mesmo uma experiência maravilhosa, como a de ter um filho, não pode sobreviver se tiver que ser filtrada por uma desesperança anterior.

Dar à luz gera uma torrente de hormônios poderosos, os quais são responsáveis por uma onda de energia que impregna todo o corpo.

Em uma mulher com lembranças saudáveis de sua primeira infância, este surto de energia é experimentado como um forte vínculo ao seu filho; ao mesmo tempo, o corpo renova sua energia após a exaustão causada pelo trabalho do parto.

Em questão de poucos dias todo sistema mente-corpo voltou a expressar o júbilo e o poder da maternidade.

No entanto, na mulher cujas lembranças da primeira infância são tristes e associadas à magoa emocional, a torrente de nova energia nessa época desencadeia a antiga programação.

A alegria e o poder são transformados em apatia e fadiga. A depressão pós-parto é o resultado de velhas lembranças querendo começar a vida nova.

Embora a vasta maioria das pessoas deprimidas seja tratada com drogas antidepressivas, estas medicações não curam a tristeza, o trauma e o entorpecimento que estão no fundo de tudo e que são a verdadeira causa dos distúrbios.

Quando a droga é retirada, a depressão floresce de novo. Muito embora seja mais demorado, requeira mais insight e coragem, o meio mais efetivo de se tratar a depressão é através da psicoterapia.

Com freqüência faz-se um pouco da clássica “psicanálise de divã”, mas aconselhar o paciente deprimido, desnudar sua mágoa interior e liberá-la às vezes realiza uma cura duradoura, que nenhuma droga pode pretender.

Isto significa que o envelhecimento prematuro, que Vaillant afirmou estar tão intimamente associado à depressão e à instabilidade mental, pode ser tratado também como análogo.

Na verdade, todos nós estamos aprendendo e desaprendendo a envelhecer, só que não vemos desse jeito.

A depressão como qualquer doença, sem dispensar tratamento e terapias pode também ser curada com o fogo sagrado.

Texto extraido do livro Corpo sem idade - Mentes sem Fronteiras -A alternativa quântica para o rejuvelhecimento. Deepak Chopra.

Nenhum comentário:

Filmes que valem a pena assistir

  • Amar, Comer e Rezar
  • Adjustment Bureau
  • Grown Up (2010)
  • Cartas para Julieta (2010)
  • Two Weeks Notice (2002)
  • Eat , Pray ,Love (2010)
  • Julie & Julia
  • Delivery Milo
  • No reservation - Catherine Zetta Jones
  • Majestic - Jim Carrey
  • Andando nas nuvens - Keane Reeves
  • Maid in Manhattan - Jennifer Lopez
  • What Dreams May Come - Muito além do jardim - Robin Williams
  • Shirley Valentine - Pauline Collins
  • Mamma Mia - Meryl Streep
  • Forest Gump - Tom Hanks
  • Tomates Verdes Fritos -Jessica Tandy
  • Cinema Paradiso-Giuseppe Tornatore

Livros Mais Vendidos

  • O Segredo - Rhonda Byrne
  • Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert
  • A Menina que Roubava Livros -Markus Zusak

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Sou formada em Turismo. Adoro viajar.Atualmente moro na Flórida. Também amo receber comentários nos meus blogs, pois saberei que você vem aqui e gosta.Sinta-se bem vindo.Tenha sempre palavras e atitudes positivas . Aproveite!

Pesquisar este blog